8 expressões importantes para celebrar todas as mulheres

Hoje é 8 de março, dia de celebrar todas as mulheres! Mas para que serve esta data? Quando é? É uma celebração ou um protesto?

Por mais de um século, o dia 8 de março é identificado ao redor mundo como uma data especial para as mulheres e teve origem num movimento operário e se tornou um evento anual reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Suas sementes foram plantadas em 1908, quando 15 mil mulheres marcharam pela cidade de Nova York exigindo a redução das jornadas de trabalho, salários melhores e direito ao voto. Um ano depois, o Partido Socialista da América declarou o primeiro Dia Nacional das Mulheres.

Foi Clara Zetkin, ativista comunista e defensora dos direitos das mulheres, que deu a ideia de tornar a data internacional em 1910. Havia 100 mulheres de 17 países diferentes e elas concordaram com a sugestão dela por unanimidade.

A data foi celebrada pela primeira vez em 1911, na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça, mas só foi oficializada em 1975, quando a ONU começou a comemorar a data.

Em 2022, a ONU Mulheres está unida sob o tema “Igualdade de gênero hoje para um amanhã sustentável”.

Com os dados mais recentes, sabemos que mulheres e meninas sofrem grandes impactos com a crise climática, pois em todo o mundo, elas dependem mais, mas têm menos acesso aos recursos naturais e muitas vezes têm uma responsabilidade desproporcional de garantir alimentos, água e combustível.

Embora a situação da mulher nos dias de hoje esteja melhor que um século atrás, devemos sempre lembrar da luta por direitos iguais necessária para chegarmos a este ponto e no quanto ainda devemos melhorar.

Trazemos aqui 8 expressões em inglês recorrentes em conversas sobre o assunto.

1. GENDER EQUALITY

Gender equality is not only a fundamental human right but a necessary foundation for a peaceful, prosperous and sustainable world.  A igualdade de gênero não é apenas um direito humano fundamental, mas uma base necessária para um mundo pacífico, próspero e sustentável.

2. EQUAL RIGHTS

I am in favor of equal rights for men and women. Eu sou a favor de direitos iguais para homens e mulheres.

3. TO REIGNITE

This humanitarian crisis has reignited the debate. A crise humanitária reacendeu o debate.

4. VOTING RIGHTS

She insisted that voting rights were the key to making other social changes. Ela insistia que o direito de votar era a chave para outras mudanças sociais.

5. SUFFRAGE

When was universal suffrage introduced in your country? Quando o sufrágio universal foi introduzido no seu país?

6. SELF-EXPRESSION

You should encourage your children’s attempts at self-expression. Você deve encorajar as tentativas de autoexpressão dos seus filhos.

7. VIOLATION OF RIGHTS

The constant violation of rights is very worrying. A constante violação de direitos é muito preocupante.

8. TO DISCRIMINATE

It is unethical to discriminate against people because of their gender. Discriminar alguém por causa de seu gênero é antiético.

Don’t forget to #celebrateallwomen

#womensday #internationalwomensday

Leave a Comment

Your email address will not be published.