Para alguns educadores, a ideia de dar mais controle aos alunos pode parecer um tanto arriscada, mas na verdade isso transfere mais autonomia e responsabilidade sobre os seus objetivos e resultados de aprendizagem. Abrir mão do controle em algumas áreas torna os alunos muito mais receptivos à instrução e os mantém mais envolvidos e dispostos a enfrentar desafios.
Aqui estão 8 áreas que você pode (e deve) permitir que seus seus alunos tenham mais espaço e controle sobre sua aprendizagem.
1. Personalize conteúdos – Dê aos alunos oportunidades de escolher os tópicos de discussão, os tipos de atividades e os livros ou artigos que leem.
2. Estabeleça metas – Ajude os alunos a definir seus objetivos. Pergunte o que eles querem tirar das aulas e permita que definam o padrão para si mesmos e deixe claro que serão responsáveis pelos resultados.
3. Use metodologias ativas em aula – A principal razão para utilizar metodologias ativas nas aulas é transferir a autonomia e a responsabilidade pela aprendizagem nas mãos dos próprios alunos. Permita que eles tenham suas próprias ideias e acompanhem seu progresso.
4. Avalie os alunos de maneiras variadas – Diversificar as maneiras de testar os alunos pode resultar em uma melhor demonstração de sua compreensão, pois eles poderão comunicar a retenção dos conteúdos da maneira mais confortável para eles.
5. Auto avaliação – Dê aos alunos oportunidades de fazer uma auto avaliação. Pode ser no final do período de aula ou final de cada semana, mas leve-os a refletir sobre seu desempenho; isso os torna mais autônomos e responsáveis.
6. Flexibilidade de horários – Deixe-os criar um cronograma que funcione para eles. Isso nem sempre é muito prático, mas permitir que os alunos criem seus próprios horários pode ser uma maneira de aumentar a propriedade dos alunos sobre seu aprendizado.
7. Flexibilidade nas atividades de casa – Uma queixa comum entre os alunos é a atividade de casa, mas se você deixá-los escolher suas tarefas, eles provavelmente sentirão um maior senso de responsabilidade. Você também pode deixá-los escolher diferentes maneiras de estudar um tópico específico de vocabulário ou gramática.
8. Peça feedback – Como professores, estamos constantemente avaliando os alunos, mas ofereça a eles a chance de dar feedback também. Peça-lhes para avaliar a abordagem, as metodologias, o curso ou uma atividade específica. Isso ajuda os alunos a se sentirem ouvidos durante o processo de aprendizagem.
E você, teacher? De que outras maneiras permite que seus alunos assumam mais autonomia e controle sobre seus resultados de aprendizagem?
Happy teaching!