9 expressões que você precisa aprender neste Ramadã

Ontem, 1 de abril, foi o primeiro dia do Ramadã ou Ramadão (no português europeu), nono mês do calendário islâmico, no qual a maioria dos muçulmanos pratica o seu jejum ritual, o quarto dos cinco pilares do Islã (ou Islão). O Ramadã se estende por um mês e termina no domingo, 1 de maio.


É um tempo de renovação da fé, da prática mais intensa da caridade, e vivência profunda da fraternidade e dos valores da vida familiar. Neste período pede-se ao crente maior proximidade dos valores sagrados, leitura mais assídua do Alcorão, frequência da oração na mesquita, correção pessoal e autodomínio.

Selecionamos aqui 10 frases comuns neste período para usar com seus amigos muçulmanos:

1. Ramadan Kareem ou Ramadan Mubarak – Tanto ‘Ramadan Kareem’ quanto ‘Ramadan Mubarak’ são expressões comuns usadas durante o mês do Ramadã. Ambos significam “tenha um Ramadã abençoado ou generoso”.

2. Allahu Akram – A resposta apropriada para ‘Ramadan Kareem’ é ‘Allahu Akram’. Significa “Deus é muito mais generoso”.

3. Iftar – Literalmente se traduz em “desjejum”. É a primeira refeição que os muçulmanos podem desfrutar após o jejum durante todo o dia. Acontece ao pôr do sol todos os dias durante o Ramadã.

4. Alaikum – Esta é uma saudação árabe amplamente usada e significa “que a paz esteja com você”, e é muito comum no Oriente Médio para expressar hospitalidade e amizade. Pode ser usado ao entrar em uma casa, escritório ou até supermercado. Pode ser usado tanto por homens quanto por mulheres, acompanhado de um abraço, um aperto de mão ou dois beijos.

5. Insha’Allah – Isso significa “se Deus quiser” comumente usado por muçulmanos e falantes de árabe de diferentes religiões. Use essa frase quando planejar algo e quiser que dê certo, mas saiba que isso só acontecerá “se Deus quiser”.

6. Masha’Allah – Significa “o que Deus quer, Ele dá” ou “Deus quis” e é frequentemente usado ao ouvir boas notícias. Muçulmanos, mesmo não-árabes, usam essa frase para cumprimentar amigos ou familiares quando eles foram abençoados com algo e às vezes usados em demasia.

7. Matta El Maghreb? – A frase que você provavelmente ouvirá o dia todo enquanto as pessoas estão jejuando e significa “A que horas as orações do Magrebe acontecerão?” A quarta oração diária formal ocorre logo após o pôr do sol.

8. Suhour (ou Sohoor) – Todas as manhãs antes do nascer do sol, os muçulmanos se envolvem em uma refeição pré-jejum chamada ‘suhour’. Depois, eles começam seu jejum com as orações Fajr. O suhour é geralmente composto de comida de café da manhã para mantê-lo energizado ao longo do dia.

9. Eid Mubarak – Eid significa um festival ou celebração muçulmana e Mubarak significa abençoado. Juntos, significam “celebração abençoada” e é usado como uma saudação para marcar o final do mês do Ramadã, ao qual segue uma festividade de três dias.

Você, assim como nós, também tem amigos muçulmanos?

Para continuar aprendendo sobre língua e cultura, continue acompanhando o nosso blog.

Leave a Comment

Your email address will not be published.