Sexta-feira Santa, Sábado de Aleluia, Domingo de Páscoa… em inglês

E já que estamos na época de Páscoa, você sabe dizer Sexta-feira Santa em inglês?

Sendo religioso ou não, é muito importante saber falar sobre a cultura do nosso povo, assim como usar o vocabulário relativo a feriados em geral, ainda mais se envolve dias de folga no trabalho, escola, faculdade, etc.

Em muitos países da Europa é comum termos férias de Páscoa (Easter) de uma ou duas semanas. Esta semana, portanto, apesar de eu mesma ter trabalhado (com exceção de hoje, Good Friday), minhas filhas estão de férias da escola e da faculdade. É comum que professores também aproveitem esse período de descanso (Easter break), já que o calendário escolar no Hemisfério Norte é diferente do calendário dos países do Hemisfério Sul.

Se você ainda se confunde com as expressões em inglês que fazem parte deste período e o que cada palavra significa, confira aqui:

1. Easter – Páscoa

A palavra inglesa Easter, que é relacionada à palavra alemã Ostern, é de origem incerta. Uma versão é que deriva de Eostre, ou Eostrae, a deusa anglo-saxônica da primavera e da fertilidade.

2. Lent – Quaresma

Para os crisãos, a Quaresma é o período de quarenta dias que antecede a Páscoa. Em 2022, a Quaresma começou na quarta-feira, 2 de março (isso mesmo, na quarta-feira de cinzas, ou Ash Wednesday) e terminou ontem, Quinta-feira Santa (Holy Thursday).

3. Palm Sunday – Domingo de Ramos

O Domingo de Ramos é o domingo anterior ao Domingo de Páscoa (Easter Sunday). Esse dia marca o início da Semana Santa (Holy Week), quando se comemora a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém, onde ele foi aclamado por multidões como o Filho de Deus.

4. Holy Week or Easter Week – Semana Santa

A Semana Santa é um momento sagrado para os cristãos, pois nela se comemora a última semana da vida de Jesus Cristo. A Semana Santa começa no Domingo de Ramos (Palm Sunday), passa pela Sexta-Feira Santa (Good Friday, dia da crucificação e morte de Jesus) e termina no Domingo de Páscoa (Easter Sunday), quando se celebra a ressurreição de Cristo.

5. Maundy Thursday, Sheer Thursday, or Holy Thursday – Quinta-feira Santa

O Tríduo Pascal começa na Quinta-Feira Santa (Holy Thursday) e termina no Domingo de Páscoa (Easter Sunday). O Tríduo estabelece a ligação entre o fim da Quaresma e a Páscoa e representa a renovação da vida.

6. Good Friday – Sexta-feira Santa

A Sexta-feira Santa ou Sexta-feira da Paixão (Good Friday) simboliza o dia da morte de Jesus Cristo, e é considerado um dos dias mais importantes da Páscoa. É um feriado móvel e, de acordo com a tradição, para se definir o dia em que é celebrada a Sexta-feira Santa, considera-se a primeira sexta-feira de lua cheia após o equinócio de primavera (no Hemisfério Norte) ou equinócio de outono (no Hemisfério Sul). Neste caso, a sexta-feira da Paixão pode ocorrer entre os dias 22 de março e 25 de abril.

7. Last Supper – Santa Ceia

A Santa Ceia ou Última Ceia (Last Supper) foi recomendada pelo próprio Jesus na noite em que foi traído, às vésperas do processo de crucificação. Ocorreu que na noite em que foi traído, no dia da páscoa judaica.

8. Holy Saturday or Silent Saturday – Sábado de Aleluia

Sábado de Aleluia (Holy Saturday or Silent Saturday) é o Sábado da Semana Santa, o dia anterior ao Domingo de Páscoa (Easter Sunday). Durante este dia é celebrada a Vigília Pascal, que está relacionada com a preparação para a ressurreição de Jesus Cristo.

9. Easter Sunday – Domingo de Páscoa

Com a chegada do Domingo de Páscoa (Easter Sunday), os cristãos celebram a Ressurreição de Cristo e a sua primeira aparição entre os seus discípulos.

10. Passover or Pesach – Páscoa Judaica

É importante saber que a Páscoa Judaica (Passover or Pesach) já era comemorada antes do surgimento do Cristianismo. Tratava-se da comemoração do povo judeu por terem sido libertados da escravidão no Egito, que durou aproximadamente 400 anos.

11. Easter Break – Férias de Páscoa

O calendário escolar em Portugal (e em outros países europeus) contempla três períodos de férias escolares: Natal, Páscoa e Verão. Em 2022, as férias da Páscoa têm início a 11 de abril de 2022 e fim a 18 de abril de 2022. As próximas agora, só no verão.

Enjoy your holiday! Happy Easter!

Leave a Comment

Your email address will not be published.